ICET/UFAM promove acolhida aos calouros de Engenharia Ambiental e Sanitária com programação especial e sustentável
No dia 17 de março, o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária (EAS) do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), realizou a acolhida dos seus ingressantes do semestre 2025/1. A programação foi cuidadosamente organizada pelo Centro Acadêmico da Engenharia Ambiental e Sanitária (CAEAS) juntamente com a Coordenadora em exercício, Profa. Mariana Batista, para recepcionar os calouros de forma calorosa, promover a integração com a comunidade acadêmica e destacar o compromisso do curso com a sustentabilidade e a formação cidadã.
As atividades começaram às 8h, com o ponto de encontro no hall do Campus 1. De lá, calouros, veteranos e professores seguiram juntos para o Campus 2. A recepção oficial teve início às 8h30, com uma fala de boas-vindas da coordenação do curso, representada pelos professores Rodrigo Couto e Mariana Batista, que destacaram os principais pontos do Projeto Pedagógico do Curso aos novos alunos.
Logo após, um coffee-break foi oferecido, proporcionando um momento de descontração e socialização. A programação seguiu com um bate-papo com egressas do curso: Eng. Késsia Sales, atual subsecretária de Infraestrutura, que falou sobre as atividades da secretaria relacionando com as atribuições do engenheiro. Posteriormente, teve a palestra da Empresa Amaggi com a Eng. Caroline Azevedo, que abordou sobre as atividades ambientais realizadas pela empresa. Elas compartilharam suas trajetórias profissionais, desafios e conquistas, incentivando os novos estudantes a acreditarem no potencial transformador da Engenharia Ambiental e Sanitária.
Em seguida, os veteranos do curso deram as boas-vindas aos calouros, apresentando experiências e dicas valiosas para a adaptação à vida universitária. Um dos pontos altos da manhã foi a plantação simbólica de uma muda, conduzida pelo professor Gerlândio Suassuna, que representará a turma de 2025 ao longo de suas trajetórias dentro da universidade.
Encerrando a manhã, os participantes retornaram ao Campus 1, onde almoçaram juntos no Restaurante Universitário. No período da tarde, a programação seguiu com atividades no Campus 1, voltadas à ambientação e integração acadêmica.
A acolhida foi marcada por um clima de entusiasmo, pertencimento e esperança, dando início a uma nova jornada para os futuros engenheiros e engenheiras que irão contribuir com soluções para os desafios ambientais da Amazônia e do Brasil.
Clique aqui para ver mais fotos da Acolhida da EAS 2025
Redes Sociais