Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Matriz Curricular
Início do conteúdo da página

Matriz Curricular

Publicado: Segunda, 15 de Abril de 2024, 20h59 | Última atualização em Quarta, 07 de Agosto de 2024, 16h03 | Acessos: 213

     A organização curricular do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do ICET/UFAM assenta-se nas diretrizes curriculares propostas pelo MEC para a área de Engenharia, a saber: Resolução CNE/CES nº 2, de 24 de abril de 2019 - Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. E Resolução CNE/CES nº 1, de 26 de março de 2021 - Altera o Art. 9°, § 1º da Resolução CNE/CES 2/2019 e o Art. 6°, § 1º da Resolução CNE/CES 2/2010, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, as quais são compostas de três núcleos: conteúdos básicos, profissionalizantes e específicos. 

     Nesta matriz curricular, as disciplinas são identificadas por um nome e por um código. Este último é composto por três letras e três algarismos. As três letras indicam a unidade acadêmica e departamento encarregado de lecionar a disciplina. Os três algarismos indicam o número da disciplina. 

     O número de créditos e a carga horária teórica e prática estão explicitados pelos três números separados por pontos. Da esquerda para a direita, o primeiro número indica o total de créditos. O segundo, o total de créditos teóricos. E o terceiro, o total de créditos práticos. Assim, por exemplo, uma disciplina que indique o crédito 3.2.1 oferece 3 (três) créditos totais, dos quais 2 (dois) são de aulas teóricas e 1 (um) de aulas práticas. 

     O regime acadêmico adotado pela Universidade Federal do Amazonas é o Sistema de Créditos. Este sistema rege o controle da integralização curricular na Instituição. Considera-se como crédito uma unidade de trabalho acadêmico. Dessa forma, 01 (um) crédito teórico corresponde a 15 (quinze) horas/aula e 01 (um) crédito prático corresponde a 30 (trinta) horas/aula. 

     No sistema de créditos, o aluno tem direito a elaborar seu plano de estudos para cada semestre letivo. Ao elaborar seu plano, o estudante deve atentar para as seguintes recomendações: 

- Observar o número mínimo e máximo de créditos permitidos para seu curso; 

- Manter-se, na medida do possível, de acordo com a periodização prevista para a integralização do curso; e 

- Priorizar, no caso de não estar periodizado, disciplinas que sejam pré-requisitos para outras disciplinas obrigatórias do curso. 

     A organização curricular do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária descrita a seguir totaliza 60 (sessenta) disciplinas obrigatórias e 2 (duas) optativas, num total de 3.900 (três mil e novecentos) horas-aula OBRIGATÓRIAS e OPTATIVAS e mais 100 (cem) horas de atividade complementar curricular a serem cumpridas ao longo de 10 (dez) períodos semestrais. De acordo com a organização curricular, este projeto pedagógico estabelece que o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do ICET/UFAM será integralizado com: 

- O cumprimento de uma carga horária de 3780 (três mil, setecentos e oitenta) horas de unidades curriculares obrigatórias; incluindo: 30 (trinta) horas de TCC; e 330 (trezentos e trinta) horas de estágio; 

- O cumprimento de uma carga horária de 120 (cento e vinte) horas de unidades curriculares optativas; 

- O cumprimento de 100 (cem) horas de atividades complementares curriculares; 

- O curso será ministrado em regime presencial, de crédito semestral em, no mínimo 10 (dez) e no máximo 15 (quinze) períodos letivos; 

- Por semestre o quantitativo mínimo de créditos são 13 (treze) e o máximo de 33 (trinta e três). 

 

Acesso da matriz do curso aqui! 

 


 

 
Fim do conteúdo da página