Coordenação
A gestão acadêmica do curso é de responsabilidade da coordenação do curso. A coordenação é formada pelo coordenador e vice-coordenador, que são escolhidos via consulta pública, tendo uma gestão de no máximo 2 anos, podendo buscar uma reeleição por igual período.
Recomenda-se que o coordenador do curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária tenha formação semelhante à do curso. Além disso, é desejável que o coordenador possua a maioria dos seguintes atributos:
- Alta qualificação acadêmica em Saneamento e meio ambiente, preferencialmente com título de doutor;
- Visão abrangente de todas as subáreas de conhecimento da Engenharia Ambiental e Sanitária;
- Conhecimento das Diretrizes Curriculares Nacionais;
- Conhecimento da estrutura administrativa da UFAM;
- Participação em eventos ligados à área de educação em Engenharia Ambiental e Sanitária;
- Bom relacionamento com professores, alunos e funcionários;
- Conhecimento da legislação vigente;
- Conhecimento das metodologias de ensino em Engenharia Ambiental e Sanitária;
- Capacidade de propor adequações no Projeto Pedagógico a fim atualizar a formação dos egressos, conforme necessidades do mercado de trabalho.
Ao Coordenador de Curso de Graduação, além das atribuições inerentes à sua condição, caberá especialmente (Redação do Artigo 15 da Resolução nº 009/2009 CONSAD/UFAM):
- Convocar e presidir as reuniões do Colegiado de Curso;
- Representar, por deliberação do Colegiado, à Coordenação Acadêmica ou ao Conselho Diretor, em caso de não execução do programa das disciplinas e descumprimento de normas disciplinares ou didáticas do curso que lhe esteja afeto;
- Elaborar e adotar medidas para aprovação da oferta semestral de disciplinas com os respectivos professores responsáveis, ementas, número de vagas, pré-requisitos, créditos, carga horária e sala de aula, em concordância com a Coordenação Acadêmica;
- Registrar a oferta semestral de disciplinas no Sistema de Controle Acadêmico vigente.
O coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária é membro nato do Conselho Diretor (CONDIR) do ICET, conforme Artigo 3º da Resolução nº 009/2009 CONSAD/UFAM. Seu regime de trabalho é de 40h com dedicação exclusiva, dedicando ao menos 20 horas para a atividade de coordenação, permitindo-lhe dedicação à gestão do curso, caracterizada pelo atendimento a discentes e docentes, questões de ordem administrativa e de participação de outros órgãos superiores da instituição.
Coordenador: Prof. Me. Rodrigo Couto Alves
Vice-Coordenadora: Profa. Dra. Mariana Medeiros Batista
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Instagram: @eas_icet
Sala: Gabinete A, Sala 301, Pavimento 3, Campus 2
Redes Sociais