Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

TCC

Publicado: Segunda, 15 de Abril de 2024, 20h59 | Última atualização em Quinta, 08 de Agosto de 2024, 12h06 | Acessos: 293

     O Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo a aplicação dos conhecimentos adquiridos no percurso acadêmico em áreas específicas consideradas de interesse para a consolidação do aprendizado do discente. Este trabalho poderá ser realizado na própria UFAM ou externamente, em uma empresa, em outra universidade, ou em um laboratório ou centro de pesquisa, inclusive fora do país, mas direcionados para aplicações que envolvam a Engenharia Ambiental e Sanitária.

     O Trabalho de Conclusão de Curso para as Engenharias está previsto na Resolução CNE/CES nº 2, de 24 de abril de 2019 e na Resolução CNE/CES nº 1, de 26 de março de 2021. No curso da Engenharia Ambiental e Sanitária esta etapa do curso é dividida em duas disciplinas: Metodologia do Trabalho de Conclusão de Curso (MTCC) e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). No MTCC, o discente desenvolve um projeto de pesquisa que será executado no semestre posterior na disciplina de TCC, sendo que ambas possuem 2 créditos que correspondem a 30h de carga horária.

 

Metodologia de Trabalho de Conclusão de Curso

     A disciplina de Metodologia de Trabalho de Conclusão de Curso (MTCC) é ofertada no penúltimo período (nono semestre), com carga horária de 30 horas. Nesta, é exigida a apresentação do projeto que o discente pretende desenvolver na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso no semestre subsequente. 

     Neste projeto, o aluno deverá escolher um orientador do quadro de docentes do ICET, podendo ter um coorientador, caso necessário. O projeto obedecerá às normas da ABNT em vigor e deverá contemplar, no mínimo, a seguinte estrutura: capa, folha de rosto, folha de aprovação, resumo, sumário, introdução, justificativa, objetivos, revisão da literatura, metodologia, resultados esperados, cronograma, orçamento, referências e anexo/apêndices, se necessário.

     A avaliação do MTCC será realizada por uma banca examinadora através da análise do trabalho escrito (TE) e pela defesa pública (DP). A banca deverá ser composta de três membros, sendo o presidente da banca o Orientador, dois professores titulares e um suplente. O Orientador tem como função presidir a banca e conduzir os trabalhos durante a defesa pública, não participando, portanto, do processo de avaliação do trabalho escrito e da defesa.

Clique aqui para baixar o modelo de MTCC

Clique aqui para baixar a Declaração de Orientação de MTCC

 

Trabalho de Conclusão de Curso

     A disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é realizada após a disciplina de Metodologia de Trabalho de Conclusão de Curso, sendo ofertada no último período (décimo semestre), com carga horária de 30 horas. 

     Esta etapa consiste na execução das atividades previstas no MTCC, contudo, o discente não tem a obrigatoriedade de seguir com o mesmo tema e orientador. Se for necessário, ele irá contatar o professor da disciplina para pedir auxílio na escolha de um novo orientador e temática. 

     O TCC obedecerá às normas da ABNT em vigor e deverá contemplar, no mínimo, a seguinte estrutura: capa, folha de rosto, folha de aprovação, resumo, abstract, sumário, introdução, revisão da literatura, metodologia, resultados, discussão, conclusão, referências e anexo/apêndices, se necessário. 

     Os critérios da defesa pública, da avaliação do trabalho escrito e da avaliação da defesa pública serão os mesmos adotados no MTCC. A banca examinadora deverá ser composta de três membros, sendo o presidente da banca o orientador, dois professores titulares e um suplente. A nota final do TCC será a média aritmética da nota do trabalho escrito e da defesa pública. 

Clique aqui para baixar o modelo de TCC

Clique aqui para baixar a Declaração de Orientação de TCC

Clique aqui para acessar o Termo da Banca Avaliadora

Clique aqui para acessar o Termo de Encaminhamento de TCC

Clique aqui para acessar um Guia de Elaboração de Trabalho Científico

 

Aproveitamento de TCC e MTCC

     No curso, atendendo o disposto na Resolução CONSEPE nº 021/2007, é possível aproveitar as duas disciplinas a partir da publicação de um artigo científico. Esse aproveitamento deverá atender o disposto na resolução supracitada além dos seguintes critérios adotados no curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, conforme a seguir:

- O artigo precisa ser oriundo de uma atividade institucional (PIBIC, PIBEX, PET, Monitoria, Estágio não obrigatório e demais projetos de pesquisa e/ou extensão);

- Deve ser publicado em revista com no mínimo Qualis B2 na nova classificação da CAPES (2017-2020);

- O periódico deve ter corpo editorial;

- O discente deve ser, obrigatoriamente, o autor principal do artigo;

- Um docente do ICET deve ser, obrigatoriamente, um dos coautores do artigo;

- O artigo deve ter sido publicado, ou aceito, durante o percurso acadêmico do discente;

- Para fins de aproveitamento, não serão aceitos artigos publicados em anais de eventos ou em formato de capítulo de livro.

     O discente que atender a todos os critérios acima deverá entrar com o pedido junto à Coordenação do Curso apresentado os seguintes documentos comprobatórios: (i) o artigo publicado e impresso ou carta de aceite; (ii) página que contém o corpo editorial; (iii) página que contém o sumário do volume e número publicado; (iv) página do periódico/conferência informando o ISSN e/ou DOI e (v) um documento que comprove o Qualis. 

     Os casos omissos deverão ser apreciados pelo colegiado do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária.

 


 

Fim do conteúdo da página