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NDE

Publicado: Segunda, 15 de Abril de 2024, 20h57 | Última atualização em Quarta, 07 de Agosto de 2024, 16h02 | Acessos: 81

     A Resolução CONSEPE nº 062, de 30 de setembro de 2011 dispõe sobre a criação e regulamentação dos Núcleos Docentes Estruturantes – NDE no âmbito dos seus cursos de graduação. Conforme Portaria nº 85/2023, do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia, o NDE do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária é atualmente composto pelos professores a seguir: 

 

- Rodrigo Couto Alves (Presidente) 

- Mariana Medeiros Batista (Área Engenharia Ambiental e Sanitária) 

- Suéllenn dos Santos Hinnah (Área Engenharia Ambiental e Sanitária) 

- Lorena de Paula Cabral (Área Agronomia) 

- Valdomiro Lacerda Martins (Área Química) 

- Marco Aurélio dos Santos Cruz (Área Matemática e Física) 

- Welma Sousa Silva Carneiro (Área Biologia) 

 

     No curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, o NDE é constituído de 07 docentes. Dos docentes membros do NDE: 05 (cinco) são Doutores e 02 são Mestres. Portanto, 100% têm pós-graduação Stricto Sensu, sendo 71,4% com título de Doutor. Todos os membros do NDE têm regime de trabalho integral na Instituição.  

     As reuniões acontecem sistematicamente e extraordinariamente, sempre que convocado pelo presidente ou por solicitação da maioria dos seus membros, conforme o artigo 6 da Resolução CEG/CONSEPE 062/2011. As reuniões são conduzidas de acordo com a Resolução nº 005/2004 CONSUNI/UFAM. Dentre as atividades desenvolvidas, podemos citar: a) avaliação e atualização bibliográfica, b) avaliação de ementas, c) avaliação de pré-requisitos de disciplinas, d) avaliação de laboratórios de ensino. 

     Conforme resolução supracitada, são atribuições do Núcleo Docente Estruturante: a) Contribuir para a consolidação do perfil do egresso dos cursos de graduação; b) Zelar pela observância da aplicação das Diretrizes Curriculares Nacionais nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação; c) Observar, contribuir e acompanhar a implantação, o desenvolvimento, avaliação e reestruturação do projeto pedagógico; d) Propor formas de incentivo ao desenvolvimento da pesquisa e da extensão articuladas às necessidades da graduação e à área de conhecimento do curso. 

 


 

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