Coleta Seletiva no ICET
Neste mês de abril foi construída a nova Central de Resíduos Sólidos do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia, cujo objetivo é segregar os resíduos gerados no instituto para dar a destinação ambientalmente adequada a eles. Essa atividade é oriunda da Comissão de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (CGRS/ICET), do Projeto PIBEX “ICET Recicla” e do PACE “Coleta Seletiva no ICET”.
A nova central irá funcionar como local de armazenamento temporário dos materiais recicláveis, dos resíduos perigosos e dos rejeitos gerados pelo instituto. Contudo, é aberto para que a comunidade acadêmica possa fazer o descarte correto de seus resíduos, estimulando assim a coleta seletiva em sua própria residência. Os materiais recicláveis são destinados à associação de catadores, enquanto os resíduos perigosos são destinados a uma empresa licenciada que faz o tratamento térmico destes.
Os coletores foram disponibilizados pela Gerência de Patrimônio, Materiais e Manutenção do ICET e pela Cáritas da Prelazia de Itacoatiara, com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB. Desde 2023, o ICET e a Cáritas possuem uma parceria institucional para promover a coleta seletiva no município de Itacoatiara, colaborando com as atividades da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Itacoatiara - ASCALITA. Segundo Joelma Rolim, secretária da Cáritas, essa parceria com o ICET busca promover ações socioambientais para a população de Itacoatiara, além de buscar a qualidade ambiental de nossa cidade.
A Profa. Evely Marques, egressa do curso e coordenadora do projeto PACE, afirma: “a consolidação deste projeto é algo que me deixa muito feliz, pois quando era graduanda do curso, iniciei este projeto dentro do ICET e os desafios eram enormes. Hoje temos uma central construída e um sistema de gestão de resíduos que funciona graças ao trabalho árduo dos discentes do curso que deram continuidade no trabalho iniciado anos atrás”.
De acordo com o Prof. Rodrigo Couto, presidente da CGRS/ICET e coordenador do PIBEX, é gratificante ver a evolução no sistema de gerenciamento de resíduos do ICET, principalmente quanto a nova central e na contínua busca pelo descarte e tratamento correto dos resíduos: “Iniciamos esse trabalho na pandemia de forma tímida, mas com o passar do tempo os alunos foram se engajando no projeto e a administração do ICET apoiou a causa. Hoje temos uma boa estrutura e pretendemos melhorá-la. Mesmo com os desafios de logística, conseguimos enviar os materiais recicláveis para a reciclagem e os resíduos perigosos para tratamento térmico. A próxima etapa é sensibilizar toda a comunidade acadêmica para que adotem a coleta seletiva”.
Segundo o Diretor do ICET, prof. Dr. Geone Maia Corrêa, essa estrutura é de grande importância para a comunidade acadêmica pois estimula os discentes, técnicos e docentes a praticarem a coleta seletiva dentro da universidade, assim como pontua o compromisso do instituto em descartar seus resíduos de forma ambientalmente adequada. Destaca também que o ICET tem buscado desenvolver práticas sustentáveis através de projetos de pesquisa, de extensão, no ensino e na gestão administrativa.
Participaram deste projeto os seguintes discentes do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária: Lenimar Rebouças, Ana Flávia Rodrigues, Caio Mendonça, Jodson Souza e Marcos Aurélio de Sá. O projeto foi apoiado pela Administração do ICET, em especial, a Gerente de Patrimônio, Materiais e Manutenção, Eliane Barbosa, pela Prelazia de Itacoatiara e pela Prefeitura de Itacoatiara.
Redes Sociais