Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Discentes e docentes da Engenharia Ambiental e Sanitária realizam prática de campo em Manaus
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Discentes e docentes da Engenharia Ambiental e Sanitária realizam prática de campo em Manaus

  • Publicado: Quinta, 05 de Dezembro de 2024, 08h53
  • Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2024, 09h12

     Nos dias 28 e 29 de novembro de 2024, uma comitiva do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET/UFAM), contendo 7 docentes e 25 discentes, tiveram a oportunidade de participar de uma série de visitas técnicas realizadas em Manaus. Ainda fizeram parte do grupo discentes do curso de Farmácia.

     Conduzidos pelos professores Rodrigo Couto, Mariana Batista, Suéllenn Hinnah, Evely Marques, Felipe Azevedo, Fabrícia Maciel e Lina Martínez, os discentes puderam observar a aplicação prática dos princípios que envolvem o curso, proporcionando-os a vivenciarem uma experiência real do mercado de trabalho.

    A primeira visita foi no Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), no dia 28, onde todos foram recebidos pela Diretora e pelas Gerências do instituto. Lá foram apresentadas as atribuições de cada uma das gerências, sendo aberto espaço para os discentes do curso realizarem perguntas para os gerentes. Também foi apresentado o Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas (CMAAP).

    Segundo a discente e presidente do Centro Acadêmico da Engenharia Ambiental e Sanitária (CAEAS), Ana Tereza Benezar, as visitas técnicas são parte indispensável da nossa formação como Engenheiros Ambientais e Sanitaristas: “Não é só sobre aprender na prática, é sobre sentir o impacto real do nosso trabalho e entender como cada decisão pode transformar o meio ambiente e a sociedade”.

    Ainda no dia 28, foi realizada a visita no Museu da Amazônia (MUSA), localizada dentro da Reserva Adolpho Ducke, na zone norte de Manaus. No MUSA, a comitiva foi dividida em dois grupos, sendo guiadas por dentro do museu de forma simultânea.

    Segundo o Prof. Rodrigo Couto, a visita em locais que abordam a educação ambiental utilizando a floresta amazônica é essencial para os discentes entenderem o porquê a importância do curso dentro do contexto amazônico. Nas visitas, foram vistos serpentário, casa de fungos, casa de aranha, artefatos arqueológicos, entre outros espaços.

 

    No dia 29, foram realizadas as visitas técnicas nas empresas Samsung e Caloi. Nestas visitas, a comitiva também foi dividida em dois grupos, sendo que cada um foi apenas em uma das fábricas.

    Na fábrica de bicicletas da Caloi, além de percorrer as linhas de produção, os visitantes tiveram acesso às estações de tratamento de efluentes industrial e biológico, e puderam verificar todo o processo de gestão de resíduos implementado pela empresa.

    Na Samsung, além de conhecer de perto os processos tecnológicos envolvidos na fabricação dos televisores, smartphones e condicionadores de ar, e os robôs autônomos nas linhas de produção, os acadêmicos também tiveram informações adicionais sobre algumas questões ambientais como a logística reversa e estações de tratamento de efluentes.

    A discente Ana Tereza comentou sobre as visitas em ambas as fábricas: “Já na Samsung e na Caloi, a experiência foi diferente, mas igualmente enriquecedora. Foi ali que vimos como as grandes indústrias conseguem alinhar tecnologia e inovação com práticas sustentáveis. Isso nos fez enxergar que é possível, sim, buscar um equilíbrio entre desenvolvimento e responsabilidade ambiental”. Ela finaliza, afirmando: “Essas visitas não foram só sobre aprender; foram sobre enxergar nosso papel como futuros engenheiros ambientais e sanitaristas de uma forma mais humana e real. São momentos que nos transformam e reforçam a certeza de que estamos no caminho certo”.

     O Prof. Rodrigo Couto destaca que essas práticas são fundamentais para a formação dos discentes, pois proporcionam uma compreensão mais ampla das operações e dos desafios no campo da engenharia ambiental e sanitária, preparando-os para lidar com os problemas ambientais da atualidade. Ele também agradece a organização de todos os docentes e o envolvimento dos discentes para a realização dessas práticas.

As fotos das práticas podem ser consultadas no site do curso (https://eas.ufam.edu.br/visitas-tecnicas.html). 

registrado em:
Fim do conteúdo da página